Cidade da Música da Bahia

Prefeitura de Salvador

Cidade da Música da Bahia – Na cidade mais musical do planeta, a casa é sua.

Cidade da Música

A Cidade da Música da Bahia é um centro cultural dedicado a celebrar, preservar e compartilhar a profunda relação entre a Bahia e a música. Localizada em frente ao Mercado Modelo, no bairro do Comércio, o espaço convida moradores e visitantes a vivenciar a diversidade sonora que moldou — e continua moldando — a identidade cultural do povo baiano.

Instalada em um prédio histórico revitalizado, a Cidade da Música integra tecnologia, memória e experiência sensorial. Em seus andares, o visitante encontra instalações interativas, espaços imersivos, acervos audiovisuais, estúdio de gravação, instrumentos, depoimentos de artistas e uma narrativa que atravessa séculos: dos tambores africanos às batidas contemporâneas, do samba do Recôncavo aos trios elétricos, do axé à música urbana, da percussão ancestral às criações eletrônicas.

Números de Impacto:

  • +350 mil visitantes desde a inauguração

  • 30 músicas de karaokê

  • +1000 artistas envolvidos no projet

  • +760 horas de conteúdo

  • +60 mil participações nas atividades de dinamização

  • 7 workshops de percussão por dia

  • +20 atividades na programação cultural



“Falando sobre a Cidade da Música, eu acho que uma das coisas principais e que mais chamam a atenção do grande público, além do conteúdo que é maravilhoso, é a maneira com que os visitantes são recebidos. Acho que isso tudo se deve muito ao trabalho da Via Press. O trabalho que a empresa desenvolve com os monitores é excelente. É fundamental para a comunicação e para a aderência do público ao museu. Fico muito feliz pela escolha desse caminho de treinamento tão especial. Você vê os jovens empoderados e donos do museu.

Eles sabem aquela história que estão contando: a história deles, da cidade deles. Esse tipo de treinamento é muito bacana, porque é muito raro ver gestões que investem nisso.

Então, acho que o trabalho da Via é humanizado, propiciando também o desenvolvimento de talentos, através das dinamizações culturais que acontecem ao longo de cada mês. Eu acho que isso deu grande vida ao Equipamento, fazendo a cidade reconhecer esse espaço como um museu de cultura e de identidade de Salvador. Estou muito feliz com a gestão pela consolidação da imagem do  museu para a cidade. Aprendi muito com a Via Press.”

Gringo Cardia

“Poder conhecer mais um pouquinho sobre a história, eu que sou admirador demais da música baiana, poder ver a riqueza da
música, ver imagens, ouvir sons, uma aula de percussão que é algo que entra na nossa alma. Parabéns a todos vocês por esse espaço tão maravilhoso que coloca a  música da Bahia cada vez mais alto, que é onde ela tem que estar.

É um prazer mesmo poder visitar aqui a Cidade da Música da Bahia, nessa cidade que é Salvador e esse Estado que é a Bahia, que é tão rico.”

Thiaguinho

“Você provavelmente tem que passar pelo menos um dia aqui para entender a importância deste museu de música que conta a história não só da Bahia, mas da natureza da música da Bahia, da cultura da Bahia. Eu nunca vi um museu igual a esse, aqui no Brasil. Obrigada Museu da Música de Salvador, obrigada Gringo, obrigada a todos vocês, obrigada à homenagem a meu pai (João Gilberto) e a todos os artistas da Bahia. Viva a Bahia!”

Bebel Gilberto

“Eu estou aqui na Cidade da Música, aqui em Salvador. Eu trouxe minha família pra cá, que não conhecia o local. Estou amando, a experiência está sendo única, sensorial demais. É muito lúdica também. Acabei de participar do workshop de percussão. Minha filha está amando. Então, só estou juntando mais conhecimento sobre a música daqui da Bahia. Tô amando, gente. Vem conhecer, vale muito a pena.”

Douglas Silva