Sob o Sol da Bahia - Mario Cravo Neto
CAIXA Cultural e Governo Federal
A arte que ilumina o mundo

Mário Cravo Neto (1947–2009) não apenas fotografou o mundo, ele o redesenhou a partir da Bahia. Nesta mostra inédita, o público é convidado a mergulhar nos anos formativos de sua trajetória, entre 1967 e 1975, um período marcado por intensa experimentação artística e existencial.
Com realização da Via Press, idealizada pelo Instituto Mário Cravo Neto e com curadoria de Christian Cravo, a exposição lança luz sobre o momento em que o artista escolhe a fotografia como linguagem principal em um tempo em que o meio ainda não era plenamente legitimado no campo das artes visuais no Brasil. Imerso entre a herança e a ruptura, entre a cidade e o mar, entre o gesto e o sagrado, Cravo Neto forja uma linguagem visceral e profundamente enraizada na experiência corporal, no território baiano e na espiritualidade afro-brasileira.
Pela primeira vez, um conjunto raro de obras, desenhos, esculturas, pinturas e fotografias, é reunido e apresentado ao público, em um mergulho nas camadas menos conhecidas da obra do artista, anteriores à consagração internacional e à estética que o tornou um dos grandes nomes da arte brasileira.
Com olhar íntimo e rigoroso, Christian Cravo - filho do artista e presidente do Conselho Curador do Instituto, revisita as raízes do pai, revelando um tempo em que criar era também rito, travessia e busca por identidade. O resultado é uma exposição que não se contenta em contar uma história linear: ela se constrói como um corpo em movimento múltiplo, denso, simbólico.
Mais do que uma retrospectiva, Sob o Sol da Bahia é um rito de passagem. Uma travessia por imagens que antecedem a estética icônica que o consagrou e que, reunidas agora, ajudam a reinscrever Mário Cravo Neto na história da arte como um artista plural cuja obra tensiona as fronteiras entre o documental e o mítico, entre o instante e o eterno.
A Exposição tem realização da Via Press Comunicação, e patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
Em 2024 a VIA foi uma das empresas que mais realizou exposições no país, totalizando 12 mostras em diversos estados brasileiros.
